Você sabe o significado do procedimento chamado comissionamento e qual é a importância de sua realização?

Você sabe o significado do procedimento chamado comissionamento e qual é a importância de sua realização?


Você sabe o significado do procedimento chamado comissionamento e qual é a importância de sua realização?

 

Você já ouviu dizer o que significa o procedimento chamado “COMISSIONAMENTO” e qual é a importância de sua realização para finalizar a implantação de todo e qualquer componente de um sistema elétrico bem como de um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica?

Pois bem, o COMISSIONAMENTO nada mais é do que uma atividade técnica que consiste em conferir, testar e avaliar o funcionamento de máquinas, equipamentos ou instalações, nos seus componentes ou no conjunto, de forma a permitir ou autorizar o seu uso em condições normais de operação garantindo assim a obtenção dos resultados esperados tanto técnico, operacional e de segurança.

A importância em realizar esta atividade técnica é de garantir que seu sistema estará em perfeito funcionamento e desempenho, especialmente nos dispositivos de proteção e monitoramento.

De uma forma mais detalhada o comissionamento é de interesse de todos os envolvidos. Para a concessionária é de evitar riscos para rede e de utilizar a energia recebida para estabilizar e regular seu sistema de distribuição. Já para os instaladores é de atender a norma regulatória e entregar para cliente o sistema em condições normais para funcionamento. Para o cliente é receber o sistema de qualidade capaz de gerar a energia prometida.

Além disso, somente um comissionamento realizado corretamente e supervisionado por um engenheiro qualificado garante a cobertura oferecida pelo fabricante. Caso contrário, ou seja, instalações não comissionadas ou de forma incorreta não contam com a garantia do fabricante.

Você deve estar se perguntando: do que consiste este procedimento quais são os profissionais habilitados para supervisionar e que ferramentas e/ou equipamentos são necessários para sua realização?

Em primeiro lugar há a necessidade de que o procedimento seja realizado e aprovado por um profissional habilitado, com qualificação reconhecida e em condição regular junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, tendo como formação acadêmica, de nível superior, na modalidade Engenharia Elétrica.

Já para os equipamentos, podemos citar como imprescindíveis os relacionados a seguir que, dentre outras verificações, visam confirmar a existência de vários parâmetros elétricos mínimos para confirmar o correto funcionamento das instalações.

MULTIMETRO DE ALICATE – serve para medir grandezas elétricas. Ele incorpora diversas funções de outros instrumentos de medição, como o voltímetro, o amperímetro, o ohmímetro , e mesmo de aparelhos de medição de potência ativa, reativa , fator de potência e mesmo até de KWh gerado;

MEGOMETRO –  este equipamento realiza a leitura do fluxo de corrente entre duas partes dos equipamentos e das instalações. Conseguem medir valores elevados de resistências elétricas onde outros aparelhos, como o ohmímetro, por exemplo, não conseguem medir;

TERMO VISOR INFRAVERMELHO – é um dispositivo utilizado para medição de temperatura sem que exista contato com o material. Ajuda na confirmação da correta operação dos módulos solares;

TERRÔMETRO – é o medidor de resistência de terra – uma das principais características do sistema em implantação que devem ser atendidas para a segurança das instalações e dos próprios usuários. Certifica a existência de um valor mínimo de resistência de terra que garanta o estabelecimento de condições de operação e de segurança frente a surtos oriundos principalmente de descargas atmosféricas.

Assim, ressaltamos que se você está em dúvida sobre quem optar para realizar sua micro ou mini usina de geração fotovoltaica, não hesite em questionar sobre estas importantes questões. Isso vai garantir que haja mais certeza de um correto funcionamento, de um retorno financeiro esperado e principalmente de evitar acidentes envolvendo as suas instalações futuras.

Fonte: MBEletrica

 (11) 9 9407-8814
 (11) 4732-3303